Destaque

Jornal SBT Noite

Empresas investem em técnicas para garantir produtividade

segunda-feira, 4 de junho de 2012

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Um dever básico do cidadão é não jogar lixo nas ruas. No entanto, pessoas de variadas classes sociais jogam lixo em parques, praias, córregos, rios, lagos e outros locais públicos, afetando desta forma a qualidade da água e principalmente o meio ambiente. Para resolvermos este problema dependemos da vontade coletiva da população, empresas privadas e públicas, além de ações governamentais. 
Se cada pessoa tivesse mais consciência por cuidar do seu próprio lixo e desenvolvesse outras atitudes bastante simples, teríamos uma condição de vida melhor para cada um de nós e também para toda a sociedade. Aproveite esta reflexão e adote o compromisso para criarmos juntos, um mundo mais sustentável, com ações que estão no controle de cada um, como por exemplo:
•    Separe o lixo reciclável (papel, metal e plástico) do orgânico (resto de alimentos, guardanapo e papel higiênico). Você pode destinar o lixo reciclável a pontos de coleta espalhados em grandes empresas do Brasil ou em cooperativas de reciclagem. Antigamente o lixo era composto principalmente por materiais orgânicos, como restos de alimentos, que são degradáveis pela ação da natureza. O lixo do homem moderno é composto por montanhas de embalagens e outros detritos que demoram muito para degradar. Alguns exemplos:
Material    Tempo de Degradação
Latas de Aço    10 anos
Alumínio    200 a 500 anos
Chicletes    5 anos
Embalagens Longa Vida    Até 100 anos (alumínio)
Embalagens PET    Mais de 100 anos
Filtros de cigarros    5 anos
Isopor    Indeterminado
Metais (componentes de equipamentos)    Cerca de 450 anos
Papel e papelão    Cerca de 6 meses
Plásticos (embalagens, equipamentos)    Até 450 anos
Pneus    Indeterminado
Sacos e sacolas plásticas    Mais de 100 anos
Vidros    indeterminado

•    Desenvolva atitudes voltadas para o consumo controlado de água, evitando ao máximo o desperdício;
•    Gaste menos papel com impressões desnecessárias e reaproveite, sempre que puder as folhas já utilizadas, como rascunhos;
•    Utilize mais a bicicleta e caronas com o objetivo de contribuir para a diminuição do lançamento de gás carbônico na atmosfera.
Todas estas ações e outras mais proporcionam benefícios sociais, econômicos e ambientais. Entre para o movimento da sustentabilidade ambiental fazendo também a sua parte. Cada um de nós é também responsável pelas conseqüências ambientais.