O homem tem um corpo adaptado para viver em movimento. Os nossos ancestrais passavam o dia caçando, construindo e mudando de lugar . Com o tempo, o ser humano foi evoluindo e construindo artefatos que otimizam o seu dia-a-dia.
Atualmente, o trabalho e a tecnologia fazem com que passemos o dia sem nos movimentarmos. Ficamos boa parte do tempo sentados, seja trabalhando, estudando, dirigindo, assistindo TV, até mesmo para subir o prédio utilizamos elevadores.
Embora tudo isso nos traga conforto, temos como conseqüência problemas para o nosso corpo, pois, o excesso de sedentarismo atrofia os músculos, acumula gordura e prejudica o sistema circulatório. Além disso, precisamos nos preocupar com a má postura que causa dores intensas, cansaço e até mesmo alterações na coluna.
A dica é movimentar-se durante o dia. No trabalho, por exemplo, em vez de passar horas sentado em frente a um computador, procure levantar-se de hora em hora. Estique as pernas, espreguice-se, ande um pouco pelo escritório, tome um copo de água. Se tiver que ir a um andar diferente, opte pela escada em lugar do elevador. Faça alguns alongamentos durante o dia de trabalho. O organismo agradece e, como recompensa, você vai começar a se sentir melhor durante o dia.
Outro fator importante é sentar-se da maneira correta. Segue abaixo algumas dicas que ajudará a manter uma postura adequada e evitará problemas futuros:
Monitor deve estar posicionado na altura dos olhos e a uma distancia de 45 cm a 70 cm.
Manter a cabeça e o pescoço em posição reta (neutra) e os ombros relaxados evitam dores musculares no final do dia.
Antebraços e Punhos em linha reta (posição neutra) em relação ao teclado e mouse.
Região lombar apoiada no encosto da cadeira.
Pés apoiados no chão ou use um descanso para os pés.
A melhor e mais barata maneira de evitar estes problemas é, realmente, cuidar diariamente da postura e da saúde, o que além de um maior conforto pode significar dias mais produtivos. Pense nisso!