A cabeça que vive dando brancos sinaliza que você pode ter se esquecido de pôr alguns alimentos no prato. Afinal, um cérebro afiado também depende da dieta (Cida de Oliveira)
Estudos revelam que uma alimentação saudável ajuda na capacidade do cérebro gravar melhor as informações da memória.
A boa alimentação deve iniciar-se desde a infância, principalmente na idade escolar que as crianças ficam expostas a refeições erradas (lanches, refrigerantes...), que podem prejudicar no rendimento escolar. No decorrer da vida, a ação continua da má alimentação pode diminuir a produção de energia e comprometer a atuação dos neurônios, provocando o desaparecimento das sinapses e reduzir a capacidade de comunicação entre as células, ou seja, prejudicar o funcionamento mental.
A nutrição adequada e mudanças no estilo de vida, inclusive exercícios físicos e mentais podem contribuir bastante para o bom funcionamento do cérebro.
Veja abaixo alguns alimentos que podem ajudar você a ter uma boa memória:
Gema de Ovo;
Peixes: Principalmente os de água fria (salmão, anchova, sardinha, atum, arenque), são fontes de ácidos graxos ômega 3, poderoso antioxidante;
Frutas e vegetais amarelos: Mamão, manga, pêssego, cenoura, abóbora. Alimentos importantes para o combate do envelhecimento celular;
Frutas Vermelhas: Morango, cereja, framboesa, amora, pitanga, melancia e tomate, também possuem pigmentos antioxidantes que combate os radicais livres e ajudam a memória;
Castanhas, nozes, amêndoas, avelãs e amendoim.
Carnes: encontra-se ferro que pode colaborar com a boa memória;
Aves;
Grãos integrais;
Legumes;
Leite e derivados.
Água: importante para o funcionamento de todos os órgãos do nosso organismo.
Como você pode perceber vários alimentos são fontes importantes para obter uma boa memória, então aproveite, tenha uma alimentação variada, consuma todos os grupos alimentares diariamente.
Para ter uma boa memória, é necessário alimentar-se a cada três horas, para manter um adequado aproveitamento de glicose no cérebro. Além disso, é recomendado praticar exercícios regularmente, realizar atividades que proporcionam lazer e bem estar e estimular o raciocínio através de palavras cruzadas, jogos, entres outros.
Siga as orientações acima e ative a sua memória!